Donald Trump reage à condenação de Eduardo Bolsonaro e avisa: “Ninguém joga mais duro do que os EUA”
O presidente dos Estados Unidos não deixou passar em branco. Às margens do G7, na França, Donald Trump reagiu à condenação de Eduardo Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal e mandou um recado direto ao Brasil: “Eles jogam duro. Mas ninguém joga mais duro do que os Estados Unidos.”
A declaração veio um dia depois de a Primeira Turma do STF condenar Eduardo por unanimidade, com placar de 4 a 0, pelo crime de coação no curso do processo. A acusação é de que o filho do ex-presidente articulou, em solo americano, pressões e retaliações contra o Brasil para tentar salvar o pai da cadeia — o que, na visão do relator Alexandre de Moraes, não foi manifestação política, mas interferência criminosa.
Trump confundiu Eduardo com Flávio Bolsonaro durante a fala, dizendo que “prenderam um Bolsonaro que estava indo bem nas pesquisas”. O erro não tirou o peso da mensagem.
Do lado de lá, Eduardo já avisou que vai bater na porta da Casa Branca, do Departamento de Justiça e do Congresso americano. Chamou a condenação de “afronta ao governo dos EUA” e não descartou novas sanções contra os ministros que votaram pela sua condenação.
O STF condenou. Trump reagiu. E o Brasil segue no olho do furacão diplomático.







COMENTÁRIOS