Caminhoneiros articulam greve geral após alta do diesel em todo Brasil
A pressão dos caminhoneiros aumentou nos últimos dias e o movimento por uma paralisação nacional já saiu do campo da especulação. Lideranças da categoria em todo o país estão se articulando após a disparada do diesel, puxada pela alta do petróleo no cenário internacional em meio à guerra no Oriente Médio, além do reajuste anunciado pela Petrobras na última terça-feira (13).
A insatisfação virou ação. Em reunião realizada na segunda-feira (16), no Porto de Santos, em São Paulo, representantes da categoria deliberaram pela autorização de uma greve em todo o Brasil. O encontro reuniu lideranças de diferentes regiões e marcou uma virada no tom do movimento.
O presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, o “Chorão”, afirmou que os caminhoneiros já estão em “estado de alerta”. Nos bastidores, a leitura é clara: a categoria não aguenta mais absorver o aumento dos custos enquanto o frete segue pressionado.
Agora, o que está sendo ajustado é o início da paralisação. A mobilização cresce rapidamente entre os estados e, se confirmada, a greve pode ter efeito imediato no abastecimento e no preço de produtos em todo o país.






COMENTÁRIOS