Carnatal 2014 entra na contagem regressiva

A Destaque Promoções já anunciou que o Carnatal 2014 vem com tudo. E vem. De 04 a 07 de dezembro o folião vai desfrutar do novo circuito, novas opções de divertimento e concentração de suas ações no Largo da Arena das Dunas, sem atrapalhar o dia-a-dia da cidade. O Carnatal terá um circuito de blocos inovador, corredor da folia com camarotes e arquibancadas, Arena Fan Fest, Camarote Skol, Palco Skol e toda a infraestrutura de logística, segurança, serviços de bar, alimentação, transporte público e iluminação. Na coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje na área de hospitalidade da Arena das Dunas a diretoria da Destaque detalhou a festa para jornalistas.

Disposto numa área superior a 40 mil metros quadrados ocupando o estacionamento e setor de eventos da Arena das Dunas, o Carnatal deste ano apresenta um novo traçado, como explica João Henrique, diretor de marketing da Destaque. “Temos um circuito inédito. Como sempre fez em suas edições já podemos afirmar que o Carnatal vai marcar época. Este novo circuito vai figurar na história dos carnavais fora de época pelo seu circuito sinuoso, mais de 3 quilômetros de percurso e pontos que possibilitam os famosos encontro de trios. A sinergia do artista com o folião dos blocos e com os espaços de ativação da festa como os camarotes, arquibancadas, Arena Fan Fest, Camarote Skol e o Palco Skol será uma das marcas do evento”, disse.

E no tocante as atrações o Carnatal já confirmou as principais bandas do axé na celebração do maior carnaval fora de época do Brasil que retorna em 2014 ao local que lhe consagrou: o Largo do Arena das Dunas. São elas: Bell Marques, Ricardo Chaves, Ivete Sangalo, Durval Lelys, Babado Novo, Cláudia Leite, Tuca Fernandes, Leo Santana, Almir Rouche, Grafith, Saulo, Timbalada e Oito7Nove4.

No Camarote Temático da Skol na quinta-feira, o Palco Skol receberá Saulo, na sexta-feira tem Timbalada, no sábado é dia de Oito7Nove4 e no Domingo, Tuca Fernandes. E o folião do Camarote Skol terá um leque de serviços como: Open bar de cerveja Skol, água e refrigerante; Open food gourmet das 18h à 1h em ambiente climatizado dentro da Arena das Dunas; DJs exclusivos no deck/varanda do estádio; Deck elevado em frente ao percurso dos trios e acesso exclusivo ao frontstage total do Palco Skol.

Outra boa nova da edição deste ano é a Arena Carnatal Fan Fest queserá um espaço diferenciado para os foliões curtirem o Carnatal com toda segurança e comodidade, além de estar localizado no coração da festa, onde todos os blocos circularão ao seu redor. O espaço contará com bares temáticos, lanchonetes, praça de alimentação, ações interativas dos patrocinadores, além do Palco Skol.

“Como se observa o Carnatal 2014 tem mais opções de participação durante o evento. Antes era bloco, pipoca, camarote e arquibancada. Agora tem Camarote Temático Skol, tem Arena Carnatal Fan Fest, em falar no tradicional Corredor da Folia com os camarotes particulares e alas de arquibancada formando a grande apoteose do desfile dos blocos”, explica João Henrique. E para chegar na festa? O folião já sabe. Tem que escolher a opção segura que é o transporte público: ônibus, vans ou táxi. E quem baixar o aplicativo 99Táxis tem R$ 20,00 de desconto por viagem (não cumulativo). Mas quem tiver carona amiga ou motorista da rodada, tem às áreas de estacionamentos no entorno da Arena das Dunas, as mesmas que estão em operação ao longo do ano em dias de jogos e shows.


Governadora inaugura Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da EMPARN

A Governadora Rosalba Ciarlini inaugurou, na manhã desta quinta-feira (27), a Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em Parnamirim. A cerimônia contou com a presença do Diretor-presidente da EMPARN, José Geraldo Medeiros, do Secretário Estadual de Agricultura, Tarcísio Bezerra, do Superintendente Federal de Agricultura no Rio Grande do Norte, Woden Madruga Júnior, do Chefe Geral da EMBRAPA, Lucas Antônio, do Presidente do Conselho Nacional de Empresas Estaduais de Pesquisas Agropecuárias (CONSEPA), Florindo Adalberto, do Prefeito de Angicos, Junior Batista, do filho do ex-Governador Iberê Ferreira de Souza, José Olímpio, e da viúva do funcionário da EMPARN José Flamarion, Fátima Oliveira, ambos homenageados in memoriam.

 

 

O prédio da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico ocupa uma área 1.426,70m2 onde funcionarão o Laboratório de Água, Solo e Planta; salas de pesquisadores das áreas de produção animal, produção vegetal e aquicultura; serviço de transferência de tecnologia e comunicação; biblioteca, auditório, sala de reunião, banheiros, diretoria e setores administrativos (jurídico, contabilidade e finanças, recursos humanos, compras e serviços/almoxarifado).

 

“O dia de hoje é a finalização de um trabalho empreendido por uma equipe técnica dedicada, que tinha como coordenador José Flamarion, agradecemos especialmente a Governadora que deu atenção no que concerne a estruturação necessária para o desenvolvimento da pesquisa desde o primeiro momento em que assumiu, não tendo outro posicionamento que não fosse de apoio ao nosso trabalho”, disse o Diretor Presidente da EMPARN.

 

Além da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico José Flamarion de Oliveira, a Estação Experimental Rommel Mesquita de Faria contará com um complexo de obras formado por: Unidade de Treinamento para técnicos e produtores, com área de 865m2, com alojamentos para vinte pessoas, três salas de aula, salas de apoio, cozinha e refeitório; Unidade Agroindustrial (800m2) para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com envase e beneficiamento de água de coco, processamento de ração e aproveitamento de resíduos de produtos agrícolas; galpões para máquinas, equipamentos, veículos e implementos agrícolas (800m2); armazém para insumos e produtos agrícolas (400m2); pórtico  e via de acesso (6.000m2) aos laboratórios e unidades de treinamento.

 

O investimento em toda estrutura foi de R$ 5 milhões em recursos do PAC Embrapa em parceria com o Governo do RN. “Agradecemos ao Governo Federal pela parceria, a EMBRAPA e as demais empresas de pesquisa agropecuária, e especialmente aos nossos funcionários e servidores que, a exemplo de José Flamarion, nos ajudaram a vencer os obstáculos, enfrentar as barreiras para chegarmos a este momento; o desenvolvimento do campo sempre foi uma prioridade para o nosso Governo, tanto que elaboramos o RN Sustentável, programa que investe em 10 cadeias produtivas, em parceria com o Banco Mundial através de um empréstimo da ordem de 540 milhões de dolares”, declarou a Governadora.

 

A Unidade de Desenvolvimento recebeu o nome José Flamarion de Oliveira servidor da EMPARN falecido em agosto deste ano que atuou na coordenação dos trabalhos para a construção da unidade. E o auditório recebeu o nome do ex-governador Iberê Ferreira de Souza também falecido este ano.

 

“O investimento em pesquisa para o campo tem retorno e a EMPARN, assim como as demais empresas estaduais de pesquisa agropecuária, é de grande importância no sentido de promover este desenvolvimento, pois complementam o trabalho realizado pela EMBRAPA”, disse o Presidente do CONSEPA.


Dilma sugere troca de Garibaldi por Henrique na Previdência

por SIMONE IGLESIAS

BRASÍLIA – Para desfazer a crise criada com o PMDB ao convidar a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para ministra da Agricultura sem conversar com o partido, a presidente Dilma Rousseff sinalizou que poderá indicar o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para a Esplanada. Em conversa nos últimos dias com o vice-presidente Michel Temer e com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Dilma sugeriu nomear Alves para o Ministério da Previdência, no lugar de Garibaldi Alves, primo dele, que retomará o mandato de senador.

Ao ouvir dos peemedebistas a justificativa de que a Agricultura, que será assumida por Kátia Abreu, sempre foi uma pasta cuja indicação passava pela bancada do partido da Câmara, a presidente sugeriu a troca: dar aos deputados a Previdência, anteriormente indicada pelos senadores. A equação, no entanto, não é tão simples de resolver, porque os deputados concordam com a nomeação de Alves, mas para o Ministério da Integração Nacional. A Previdência é historicamente considerada um “abacaxi”, já que as medidas mais importantes dos ministros da pasta são geralmente cortes impopulares de benefícios.

Ao sinalizar que dará a Henrique Alves uma vaga na Esplanada, Dilma contraria o que vinha dizendo aos seus auxiliares logo após as eleições: que não faria um Ministério de derrotados nas disputas estaduais. Mas ela já indicou o senador Armando Monteiro (PTB), que perdeu o governo de Pernambuco, para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Henrique Alves foi derrotado no Rio Grande do Norte. Mais dois senadores peemedebistas que perderam eleições para o governo nos seus estados trabalham para garantir um espaço no Ministério: o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (AM), e o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE).

Em conversa entre Dilma e Temer, ficou acertado que, em princípio, o PMDB terá seis ministérios: três indicados pelos senadores, e outros três indicados pela bancada da Câmara ou pela direção do partido. Dilma conseguiu de Renan Calheiros o acordo de que Kátia Abreu, que vinha sendo considerada cota pessoal da presidente, seja uma indicação dos peemedebistas do Senado. Dilma deixou claro a Renan que a nomeação de Kátia para a Agricultura é “muito importante” para ela e que, apesar das reações contrárias que surgiram após o vazamento da indicação, não deverá mudar de ideia.

— Depois de perceber a confusão que criou convidando Kátia para a Agricultura, a presidente propôs a troca desse ministério passar a ser uma indicação do Senado, e a Previdência, com Henrique, da Câmara — contou um peemedebista da cúpula.

Com Garibaldi e Edison Lobão (Minas e Energia) fora da Esplanada, o partido definirá se Vinicius Lages — indicado por Renan — permanece no Turismo, ou se emplaca Braga ou Eunício na pasta.

— Estou voltando, porque ninguém se perde no caminho de volta — disse ontem Garibaldi, ao circular pelo Senado.

MINAS E ENERGIA

Braga vem trabalhando para substituir Lobão no Ministério de Minas e Energia, mas não é tarefa fácil. Desde que estourou o escândalo da Petrobras, Dilma quer manter a pasta sob seu estrito comando. Uma das ideias é indicar para a área seu ex-chefe de gabinete Giles Azevedo, que atualmente coordena a transição do governo. Dilma, no entanto, tem dificuldade em nomear seus auxiliares mais diretos para postos de comando. Prefere mantê-los em assessorias especiais, como acontece com Giles desde que veio com ela de Porto Alegre para Brasília, em 2003. Segundo interlocutores da presidente, Braga pode ter chance porque sempre teve uma boa relação com ela desde que substituiu Romero Jucá (PMDB-RR) na liderança do governo no Senado.

Se Dilma tirar o Ministério de Minas e Energia do PMDB, o partido brigará para aumentar sua participação, já que a pasta é considerada uma das mais importantes da Esplanada, pois comanda Petrobras, Itaipu e todo o setor elétrico.

— Se ela tirar esse ministério do PMDB, terá que compensar com outros, porque ele tem mais poder que a maioria — disse um dirigente.
Quanto a Eunício, ele gostaria de ser indicado para o Ministério da Integração Nacional, pasta na qual Henrique Alves também tem interesse. Na cota do vice-presidente Michel Temer, Moreira Franco deverá permanecer na Aviação Civil. Uma eventual indicação de Henrique Alves para ministro tem o apoio de maioria expressiva dos deputados.
*


Robinson Faria deixa claro: “Ficha suja não vai ocupar cargo no meu Governo”

Por Joaquim Pinheiro
Repórter de Política

O governador eleito Robinson Faria, do PSD, afirmou na manhã de hoje que não nomeará “ficha suja” para o seu governo e que cumprirá o compromisso anunciado reiteradas vezes de que o seu governo será eminentemente técnico. Em entrevista à InterTV Cabugi, Robinson Faria falou sobre prioridades e vários outros assuntos e ações que pretende implementar, enfatizando ainda que vai dar um choque de gestão nos setores de segurança pública e de saúde do Estado, que considera os mais vulneráveis e de maior clamor popular. Pretende inicialmente colocar mais policiais nas ruas, inclusive examinar a possibilidade de convocar concursados para aumentar o efetivo da polícia e iniciar imediatamente um processo de valorização através do cumprimento das conquistas das categorias, civil e militar.

Em contato com O Jornal de Hoje, Robinson explicou que a atitude de não nomear políticos condenados por corrupção faz parte de um compromisso assumido durante a campanha no sentido de realizar um governo inovador. “A inovação de um governo começa pelas atitudes e quem tiver ficha suja não irá ocupar cargo no meu governo. É uma medida moralizadora para termos um governo transparente e composto por pessoas de perfil técnico e conduta ilibada. É o que a sociedade espera”, explicou.

Nas suas visitas aos municípios do Rio Grande do Norte o governador eleito disse ter constatado, através de depoimentos de pessoas simples e autoridades municipais, problemas de violência de todos os tipos, como assaltos, explosão a caixas eletrônicos, arrombamentos de residências e estabelecimentos comerciais em praticamente todos os municípios do Estado.

Robinson afirmou que “durante a campanha política viajei por todo o Estado e constatei que o maior clamor popular é a falta de segurança. Vou exigir uma resposta imediata nesse setor, mas, para que isso aconteça, temos que valorizar as categorias policiais e oferecer condições de trabalho para que a resposta seja imediata. Prometi prioridade para a segurança e vou ser o governador da segurança”, reiterou o governador eleito, destacando, também, a determinação de priorizar o setor de saúde pública, considerado por ele como precário nos mais simples procedimentos.

“Uma das providências para o setor de saúde será melhorar os Hospitais Regionais visando oferecer condições de atendimento e tendo como consequência evitar a vinda de pacientes para lotar os hospitais da capital”, observou Robinson, informando que, com relação à saúde, as equipes de transição vão se reunir hoje com o atual secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, para que o futuro governo tenha um diagnóstico da situação.

PLANEJAMENTO E ECONOMIA

Questionado durante entrevista à Intertv Cabugi se o governo terá dinheiro para cumprir os inúmeros compromissos que estão sendo anunciados, o governador eleito Robinson Faria afirmou que “no momento em que vivemos não cabe mais improviso nem amadorismo. Tudo tem que ser planejado. Vamos planejar e poupar recursos públicos diminuindo despesas com carros alugados, diárias e gastos supérfluos. Feito isso, haverá recurso para oferecer melhores serviços à população norte-rio-grandense”, ressaltou, acrescentando também a importância que terá o servidor público para ajudar o governo nesse momento de dificuldade que vive o Rio Grande do Norte.

“Sou uma pessoa de diálogo e com o servidor e pretendo fazer uma pactuação. O funcionalismo não é responsável por essa situação de dificuldade que está aí. Certamente os servidores serão valorizados e darão sua contribuição para melhorar a vida de todos”, disse ele, acrescentando que trabalhará forte para colocar o pagamento da folha de pessoal em dia.

ATENÇÃO AO TURISMO

De acordo com o futuro governador, a cadeia produtiva do turismo será fomentada para gerar emprego e renda para a população. Ele também anunciou que vai criar condições para atrair empresas e indústrias para o Estado, oferecendo segurança jurídica, agilidade na concessão de licença ambiental e diminuição da burocracia, o que, segundo Robinson, está dificultando o desenvolvimento do Estado. Ele concluiu anunciando que irá “criar a Central do Empreendedor”, para facilitar a vida de quem tem ou quer abrir um empresa no Estado.


Governadora recebe relatório de transição da Saúde e agradece esforço dos servidores da pasta

A Governadora Rosalba Ciarlini participou, na manhã desta quinta-feira (27), do III Encontro de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) juntamente com o Secretário Estadual de Saúde, Luís Roberto Fonseca, a Coordenadora de Planejamento, Terezinha Rêgo, Diretores de Hospitais e coordenadores dos diversos setores que formam a Secretaria.

 

O objetivo do encontro é analisar o Plano Estadual de Saúde (2012/2014) e a programação anual prevista para a Saúde em 2015. Na ocasião, a Chefe do Executivo recebeu um conjunto de relatórios com o balanço situacional da Sesap, toda a relação de bens da Secretaria e ouviu do secretário Luis Roberto uma longa explanação do que foi informado na tarde desta quarta-feira (26) à equipe de transição do novo Governo.

 

“Apesar de todas as dificuldades, o tempo fará justiça ao trabalho que a Sesap pôde executar durante a sua gestão, Governadora”, disse Luis Roberto. “Quem vê de longe acha mais fácil criticar, mas depois de ter acesso a esses números é possível ver que muita coisa avançou e que foram criadas condições melhores para os que chegarem. Um relatório desse tipo a senhora não recebeu ao assumir em 2011, por exemplo”.

 

Ao falar, Rosalba Ciarlini agradeceu a todos os gestores da Sesap que aceitaram o desafio, aos coordenadores e servidores pela contribuição, pelo esforço, comprometimento e dedicação. “Vocês fizeram jus ao desafio aceito e o tempo será senhor da razão para provar com os investimentos nas reformas de 12 hospitais, a ampliação do SAMU para cerca de 80% do território do RN e a valorização profissional e contratação de quase dois mil novos servidores farão toda a diferença”, declarou a Governadora.

 

O evento foi organizado pela Coordenadoria de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde (CPCS), e também tem o papel de socializar as ações realizadas pelas diversas unidades.”Esse Governo acreditou no trabalho, estabeleceu diálogo com a equipe e o resultado é que trazemos durante esses dois dias”, disse a Coordenadora de Planejamento, Terezinha Rêgo.

 

Durante o encontro, que segue até essa sexta-feira, 27, cada Coordenadoria da rede da saúde pública estadual propõe temas prioritários a serem traçados para o novo ano. “Desse encontro sairá o melhor relatório situacional e de transição já realizado por um Governo; são dois dia de imersão com debates de todo o detalhamento para uma transição tranquila”, concluiu o Secretário Estadual de Saúde.


 Vereadores rejeitam veto do Executivo e aprovam leis para deficientes físicos

O veto integral do Executivo ao Projeto de Lei n° 142/2013 foi rejeitado na sessão ordinária desta quinta-feira (27) na Câmara Municipal de Natal. O projeto, de autoria do vereador Jacó Jácome (PMN), dispõe sobre a obrigatoriedade de fornecimento de extratos de contas e de correspondências em Braille aos usuários portadores de deficiência visual pelas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, instituições financeiras e administradoras de cartões de créditos.

Em seu veto, a prefeitura alegou que com a proposição haveria a criação de despesas à municipalidade, uma vez que implicaria em gastos com profissionais e maquinário adequado. Após a derrubada do veto, o PL segui para promulgação.

“Acredito que o Poder Público deve promover a eliminação de barreiras na comunicação e estabelecer mecanismos e alternativas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas com deficiência sensorial. É nosso dever garantir-lhes o direito de acesso à segurança, à informação e ao trabalho. Esta iniciativa enaltece a nossa cidade, que será um exemplo de cidadania para o Brasil”, avaliou o vereador Jacó Jácome.

O plenário também aprovou em segunda discussão uma matéria apresentada pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) que obriga a acessibilidade aos candidatos surdos nos concursos públicos a serem realizados na capital potiguar. “Trata-se de oferecer a este segmento da sociedade igualdade de oportunidades nos concursos públicos”, concluiu.


Albert Dickson toma posse como vice-prefeito de Natal

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, a posse do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Albert Dickson (PROS), no cargo de vice-prefeito da cidade de Natal. A então vice-prefeita, Wilma de Faria (PSB), tomou posse como prefeita. A transmissão de cargos aconteceu por ocasião do afastamento do prefeito Carlos Eduardo Alves, no período de 26 de novembro a 8 de dezembro, para tratar de assuntos de interesse particular.

“Para mim é um privilégio poder servir ainda mais a nossa cidade. Em nome de todos os vereadores de Natal, desejo sucesso a prefeita em exercício e declaro que o Legislativo Municipal vai trabalhar para ajudar no que for preciso para atender ao interesse público”, afirmou Albert Dickson, que nos próximos 10 dias acumulará as funções de vice-prefeito e presidente da CMN.


Governo do Estado anuncia calendário de pagamento de novembro e dos 80% restantes do 13º salário

As Secretarias de Planejamento e Finanças e de Administração informam que o pagamento dos servidores estaduais relativo ao mês de novembro e dos 80% restantes do 13º salário se dará da seguinte forma:

PAGAMENTO DA FOLHA DE NOVEMBRO:

Dia 27 de novembro (quinta-feira): recebem todos os servidores, independente do valor dos salários, das pastas de Saúde e Educação.

Dia 28 de novembro (sexta-feira): recebem todos os servidores da Segurança, Idema, Ipern, Detran, Caern, Ipem, Jucern, UERN(independente do valor do salário) e os das demais pastas que restantes que recebem vencimentos de até  R$ 2 mil (91 % do total da folha)

Dia 10 de dezembro (quarta-feira): os demais funcionários que recebem acima de R$ 2 mil (9% da folha)

 
PAGAMENTO DOS 80% RESTANTES DO 13º SALÁRIO

Dia 19 de dezembro (sexta-feira): recebem os 80% restantes do 13º salário todos os servidores, independente das pastas e do valor dos vencimentos.


Wilma de Faria assume prefeitura do Natal

A vice-prefeita Wilma de Faria assume nesta quinta-feira (27) a Prefeitura de Natal. O prefeito Carlos Eduardo enviou ofício à Câmara Municipal comunicando seu afastamento do cargo durante o período de 26 de novembro a 8 de dezembro para tratar de assuntos de interesse particular.


Henrique Alves manifesta sua opinião e diz que confia na aprovação do superavit

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, manifestou nesta terça-feira (25) confiança na aprovação pelo Congresso Nacional do projeto (PLN 36/14) que muda o cálculo do superavit primário de 2014, aprovado na madrugada desta terça-feira na Comissão Mista de Orçamento. O texto também altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015.

Henrique Alves afirmou que a luta política entre governo e oposição é natural, mas destacou que essas mudanças são “superiores a posições político-partidárias” e ganharam importância devido à retração econômica global.

“O Congresso está em um debate forte entre oposição e governo, mas esperamos que prevaleça o bom-senso. O momento difícil vivido pelo País precisa de decisões do Executivo e da corresponsabilidade serena do Poder Legislativo”, disse.

Nesta terça, o Congresso realizou sessão para votar vetos presidenciais e liberar a pauta para a análise do projeto que muda o cálculo do superavit primário.



Confira a programação do Natal em Natal

A programação do Natal em Natal, este ano, veio recheada de atrações nacionais.
Os eventos acontecerão no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte. E, na Árvore de Mirassol, na Zona Sul.

PROGRAMAÇÃO

12/12 – Monobloco – Praça da Árvore de Mirassol
13/12 – Zeca Baleiro – Praça da Árvore de Mirassol
14/12 – Zé Ramalho – Nélio Dias
19/12 – Paralamas do Sucesso – Praça da Árvore de Mirassol
19/12 – Atração Gospel a ser confirmada – Nélio Dias
20/12 – Raimundo Fagner – Nélio Dias
25/12 – Tom Zé – Praça da praça da Árvore de Mirassol


Justiça suspende comercialização do Natal Cap

A Justiça Federal de Minas Gerais, divulgou liminar suspendendo a comercialização dos títulos de capitalização do Vale Cap Leste de Minas, e todos os outros oferecidos pela Sul América Capitalização em todo Brasil.
O Natal Cap também foi suspenso, desde dia 16, por ser oferecido pela mesma empresa, a decisão foi dada porque os títulos tem semelhança com bingos, que são proibidos no Brasil.


TCU aponta valores que podem ter sido inflados em ao menos R$1,1 bilhão em obras de empreteira

As empreiteiras suspeitas de integrar o esquema de corrupção na Petrobrás ganharam de outros órgãos e empresas federais obras com valores que podem ter sido inflados em ao menos R$ 1,1 bilhão, segundo relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) analisados pelo Estado.

De acordo com auditorias abertas a partir de 2003, o chamado “clube vip” de empreiteiros teve contratos superfaturados em 20 grandes empreendimentos, como a construção de ferrovias, rodovias, aeroportos e canais da Transposição do Rio São Francisco.

As auditorias e relatórios técnicos ainda não chegaram a render conclusões do TCU. Isso porque, na maioria dos casos, as empreiteiras contestam, por meio de recursos, os critérios usados pelo tribunal.

De acordo com os técnicos do TCU, tanto na Petrobrás quanto em obras de outras áreas do governo, o sobrepreço em planilhas de materiais e serviços é a principal fonte de prejuízos nos empreendimentos tocados pelas construtoras, que tiveram parte de executivos presa na sétima fase da Operação Lava Jato, batizada de Juízo Final e deflagrada no dia 14.

Do Estadão


Bebê é encontrado morto na zona rural de Macau

Um bebê,foi encontrado morto nesta sexta 21, na zona rural de Macau, dentro de uma caixa de papelão em um lixão.
O bebê foi encontrado por catadores de lixo, com algumas lesões, a informação foi repassada pela Polícia Civil.
O delegado da Policia Militar de Macau, já encontrou a suspeita de ter cometido este crime terrível, e está prestando esclarecimentos.


Fátima lutará para fortalecimento das universidades estaduais no Senado

A deputada federal e senadora eleita Fátima Bezerra (PT) recebeu, nesta quarta-feira (19), em Brasília, o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes.

Na reunião foram tratadas as liberações de recursos da universidade nos ministérios da Saúde, Educação, Esporte e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também foi tratada a liberação da rádio FM Universitária, em tramitação no Ministério das Comunicações.

Fátima confirmou ao reitor que estará presente na assinatura da ordem de serviço de construção do campus da UERN em Apodi, dia 08 de dezembro, que foi fruto de uma emenda de bancada apresentada pelo deputado federal Fábio Faria (PSD).  “Nós agradecemos a atenção que senadora tem dado à universidade na busca de recursos nos ministérios em Brasília. Fátima teve um papel fundamental na liberação do recurso para a construção do campus da UERN em Apodi”, declarou Pedro.

Integrante da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas, Estaduais e Municipais do Brasil, Fátima Bezerra reafirmou ao reitor seu compromisso em lutar no Senado para que além da cooperação técnica a União implemente o programa de apoio financeiro para as universidades estaduais do país, especialmente da UERN e da região Nordeste.


Justiça condena ex-presidente da Ceasa e Vereador de Lajes por esquema fraudulento em licitações

Do MPRN:
O juiz da 8ª Vara Criminal de Natal, Ivanaldo Bezerra acatou parcialmente pedido do MP que denunciou crime de peculato ocorrido em 2005 na gestão da Ceasa, em processo de licitação para a contratação de empresa de seguros

O Juiz da 8ª Vara Criminal de Natal, Ivanaldo Bezerra Ferreira dos Santos, expediu ontem (18) sentença nos autos do processo nº0031518-95.2008.8.20.0001, condenando o ex-presidente das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (Ceasa) e outros três envolvidos em um esquema de licitação fraudulenta para a contratação de empresa de seguros no ano de 2005. João Alves foi condenado em seis anos de reclusão e 80 dias/multa e Jimmy Teófilo recebeu pena de 5 anos e 4 meses de reclusão e 60 dias/multa. O magistrado absolveu Liésio Correia.

De acordo com investigações do Ministério Público, Jimmy Cleyson Teófilo da Silva, chefe do Departamento de Compra da Ceasa, elaborou pesquisa mercadológica que deflagrou o procedimento licitatório nº001/2005. Participaram do certame cinco empresas supostamente interessadas na celebração de um seguro patrimonial com a Ceasa, mas apenas uma delas, a Unibanco AIG Seguros S/A, compareceu ao certame e foi habilitada.

O Presidente da Comissão de Licitação, Liésio Correia de Andrade, elaborou relatório sugerindo a realização de novo Convite, todavia, o então presidente da Ceasa, João Alves de Carvalho Bastos, deu prosseguimento ao procedimento licitatório, atestando que os representantes das empresas Liberty Paulista de Seguros Ltda., HSBC Seguros S/A e AGF Brasil haviam comparecido e vistoriado a área objeto do certame. João Alves homologou a licitação fraudulenta e ordenou a despesa com valores superfaturados.

Posteriormente, descobriu-se que as empresas que tiveram seus nomes incluídos como participantes do certame, na realidade, não haviam apresentado qualquer proposta, nem participado do processo de licitação. Mesmo assim, Liésio Correia de Andrade atestou que os representantes das empresas Liberty Paulista de Seguros Ltda., HSBC Seguros S/A e AGF Brasil haviam comparecido e vistoriado a área que seria segurada.

Na sentença, o juiz 8ª Vara Criminal de Natal diz que Ricardo Jorge de Azevedo Lima foi o grande beneficiário do esquema de desvio de dinheiro público operacionalizado através da fraude na licitação para contratação de seguro patrimonial da Ceasa. As provas apontam que o acusado, proprietário da empresa Cabugi Administradora e Corretora de Seguros, recebeu tarifa de corretagem à custa do poder público.

Em juízo, Ricardo Jorge afirmou ter recebido R$39.030,00 a título de percentual de corretagem somente por ter levado à empresa Unibanco AIG Seguros S/A, única habilitada após a conclusão da licitação fraudada, o edital de licitação nº 001/2005, solicitando a “reserva de mercado”, ou seja, o pagamento da comissão caso aquela empresa fosse a vencedora do certame. Ricardo foi condenado a quatro anos e três meses de reclusão e 50 dias/multa.

O magistrado absolveu Liésio Correia, por entender que ele não agiu com “vontade e consciência da ilicitude”, uma vez que recomendou a renovação do procedimento licitatório a quem poderia renová-lo, o então presidente da Ceasa, João Alves de Carvalho Bastos.

Do blog: Jimmy Teófilo é vereador em Lajes.


Vereadores e Ex-vereadores são condenados na Operação Impacto

O Tribunal de Justiça do RN, manteve a condenação dos acusados na Operação Impacto, os 12 vereadores haviam sidos condenados em primeira instância.
Os vereadores e ex-vereadores condenados, foram: Edivan Martins, Adão Eridan, Aluísio Machado,Renato Dantas, Geraldo Neto, Carlos Santos, Adenúbio Melo, Salatiel de Sousa, Edson Siqueira, Aquino Neto, Júlio Protásio, Dickson Nasser e Enilson Medeiros.


Câmara Criminal do TJRN mantém decisão de primeiro grau e absolve empresários acusados na Operação Impacto

A Câmara Criminal do TJRN, manteve a sentença de absolvição dos réus os empresários Ricardo Abreu e José Cabral, acusados de lavagem de dinheiro.
De acordo com os magistrados não foi comprovado origem ilícita do dinheiro usado na compra de um apartamento de Ricardo por José Cabral, no valor de R$100 mil.


Ex-vereador Edivan Martins é condenado na Operação Impacto

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RN, decidiu pela condenação pelo crime de corrupção passiva, do ex-vereador Edivan martins.
Na primeira decisão de primeiro grau, o ex-vereador havia sido inocentado, sento absolvido.

O relator do processo da Operação Impacto, o desembargador Glauber Rêgo, afirmou que não há dúvidas sobre a participação de Edivan, no esquema de recebimento de propinas durante a votação do Plano Diretor em 2007.


próxima página