Mossoró é a 18a cidade mais violenta de uma pesquisa feita com 24 países

2015-05-22 08.21.50

A cada hora, seis pessoas são assassinadas no Brasil, segundo os dados do Mapa da Violência. Localmente, os dados são mais alarmantes. Na região metropolitana de Belém, a cidade de Ananindeua (PA) registrou 608 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

 

Quando se compara estes números com os apresentados por outros 24 países, o município brasileiro de quase meio milhão de habitantes só tem uma taxa de violência menor do que outras cinco cidades de grande porte, segundo um ranking do Instituto Iguarapé. Algumas delas estão inclusive em zonas de guerra, como Aleppo, na Síria.

 

Mas Ananindeua não é a única no Brasil a apresentar índices de homicídio tão gritantes. As cidades que você vê nas fotos a seguir são brasileiras, têm mais de 250 mil habitantes e registraram ao menos 56 assassinados para cada 100 mil moradores em 2012, segundo dados do Mapa da Violência compilados pelo Instituto Iguarapé.

 

Para comparar o quadro de violência do Brasil com outras nações do mundo, o instituto fez um levantamento dos números de assassinatos de cidades com mais de 250 mil habitantes em outros 24 países. Ao todo foram analisados 209 municípios – destes, 103 são brasileiros.

 

O resultado foi apresentado na ferramenta Observatório de Homicídios, lançada no início do mês pela organização. De acordo com os dados do instituto, o Brasil é o 16º país mais violento do mundo com uma taxa de 29 mortes a cada 100 mil habitantes.

 

Veja, nas fotos aqui, a posição das cidades brasileiras no ranking proposto pelo instituto e as taxas de violência em 2012.

 

Exame


Ex-presidente Lula ironiza pastores evangélicos em evento com sindicalistas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou os pastores evangélicos, em evento com sindicalistas do setor bancário, na noite de quarta-feira. Ao falar sobre o ajuste fiscal para uma plateia de cerca de 200 pessoas no Centro de São Paulo, o petista, em tom de brincadeira, disse que as famílias de trabalhadores costumam gastar além do orçamento no final do ano e, em janeiro, se depararam com impostos.

 

– (Nessa horas) temos que jogar sempre a culpa em alguém e esse alguém é o governo – disse o ex-presidente, no encontro promovido pela Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

 

Foi, então, que Lula citou os evangélicos:

 

– Os pastores evangélicos jogam a culpa em cima do diabo. Eu acho fantástico isso. Está desempregado é o diabo. Está doente é o diabo. Roubaram seu carro é o diabo.

 

Na sequência, o ex-presidente fez referência a teoria do domínio do fato, que embasou a condenação do seu ex-ministro José Dirceu no julgamento do mensalão.

 

– Acho que é legal porque é direto. Não tem investigação (para saber de quem é culpa). É a teoria do domínio do fato.

 

Lula ainda ironizou a cobrança de dízimo pelos pastores.

 

– E a solução é Deus. Paga o seu dízimo que Jesus salvará.

Do Globo


Governador Robinson Faria concede benefícios do Proadi a mais seis empresas

IMG000000000076222-1024x307

O Governador Robinson Faria concedeu na manhã de hoje (21) o benefício do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proadi) a seis empresas e também assinou dois Termos de Cooperação para a criação dos distritos industriais nos municípios de Parelhas e Goianinha. A solenidade aconteceu no auditório da Governadoria e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Paulo Roberto Cordeiro; a chefe de Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha; o secretário das Relações Institucionais, Hudson Brito; o presidente da Federação das Indústrias (Fiern), Amaro Sales; os deputados estaduais Dison Lisboa e Fernando Mineiro, e os prefeitos Francisco de Assis Medeiros (Parelhas) e Júnior Rocha (Goianinha).

 

“Seremos um Governo que tornará o Estado mais competitivo, inclusive no setor privado, de quem queremos ser parceiros. O Governo tem regras claras e a garantia de segurança jurídica para quem quiser se instalar aqui e, com isso, gerar mais emprego e renda. Com a concessão desses benefícios e a criação dos Distritos Industriais, vamos gerar mais de dois mil empregos”, destacou Robinson Faria.

 

Na ocasião, o titular da Sedec, Paulo Roberto Cordeiro, afirmou que o Proadi é atualmente a concessão mais perfeita juridicamente que existe no país. “Um modelo que não sofre nenhum tipo de inconstitucionalidade”, assinalou. O Proadi oferece incentivos econômicos às empresas e indústrias que se instalam ou querem ampliação no Rio Grande do Norte.

 

As seis empresas beneficiadas na solenidade foram: JPS Indústria, Comércio e Representação LTDA; Trevo Embalagens LTDA; Patrícia Soares Lima (filial), todas em Mossoró; Vale Verde Empreendimentos Agrícolas LTDA, em Baía Formosa; Indústria de Massas Nutricracker LTDA, em Carnaúba dos Dantas e Ceará-Mirim Agro Industrial LTDA, em Ceará-Mirim. Na ocasião, Cordeiro entregou ao governador Robinson Faria o documento que faz 15 alterações no Proadi, para ser apreciado e depois encaminhado à Assembleia Legislativa.

 

Também no evento, foi dado o licenciamento ambiental à empresa Thor Granitos, cuja instalação em Parelhas será ponto de partida para a criação do distrito industrial no município.

 

Representando os empresários beneficiados na solenidade, o vice-presidente da Vale Verde, Arlindo Farias, falou que nesse momento se estabelece um novo paradigma nas relações entre Governo e empresários. “O Governo Robinson está antevendo o futuro e poderemos trabalhar de mãos dadas e garantir melhorias para quem está chegando e também para quem já está instalado


Cara de pau: Bandidos invadem casa de policial militar, ameaçam filho dele e roubam arma e farda

Bandidos renderam um policial militar, a mulher dele e um filho de três anos e realizaram um arrastão na casa deles, no bairro Vida Nova, em Parnamirim. De acordo com o PM, ele estava com o filho na varanda e quando a mulher dele chegou do trabalho e abriu o portão foi rendida pelo primeiro criminoso.

 

O suspeito estava em uma motocicleta e, logo depois, mais três bandidos se aproximaram em um veiculo Agile, de placas MNW-8479, roubado em Parnamirim, também na noite desta quarta-feira. Os criminosos, que estavam armados com revólveres e espingarda, renderam a família e entraram na residência.

 

Durante o assalto, os assaltantes encontraram a farda do policial militar e, então, passaram a exigir que ele entregasse a arma que tinha em casa. Caso o policial não entregasse, o filho de três anos seria morto. Com isso, o PM, que chegou a ser agredido no rosto, acabou entregando a arma.

 

Além de objetos da residência, os bandidos fugiram levando também a farda do policial. O tenente Carlos Farias, do 3º Batalhão da Polícia Militar, informou ao Portal BO que a polícia está em diligências para tentar localizar os suspeitos.

 

O policial que foi vítima e terá identidade preservada se disse bastante revoltado com a situação e declarou: “se estivesse sozinho em casa, talvez tivesse reagido, pois não iria admitir uma ousadia dessa, de ver bandidos dentro da minha residência. Mas, por outro lado, felizmente estamos todos vivos. Agora, espero poder prender esses bandidos”.

 


Vereador Bertone Marinho crítica postura antidemocrática do ministro Henrique Alves

Foto: Divulgação

 

Alex Viana

 

Editor de Política

 

O vereador Bertone Marinho (PMDB) disse hoje que a aliança do PMDB com o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) está sendo colocada “goela abaixo” pelo ministro do Turismo e presidente estadual do partido, Henrique Eduardo Alves. Na maior crise dos últimos tempos, o PMDB de Natal trocou de comando duas vezes em menos de uma semana.

 

Bertone assumiu a presidência do Diretório do PMDB na capital, mas foi comunicado através de “uma mensagem do ministro Henrique ao meu gabinete dizendo que iria haver uma mudança”. A mudança resultou na saúda de Bertone da presidência e a entrega do comando da legenda ao vereador Felipe Alves (PMDB).

 

Uma semana antes, ele havia assumido a presidência do diretório, com a saída do deputado estadual Hermano Morais (PMDB). A saída tanto de Hermano quanto de Bertone se deveu ao fato de que ambos são contra a aliança do PMDB com o prefeito Carlos Eduardo Alves, nos moldes como está sendo conduzida pelo diretório estadual do partido.

 

Hoje pela manhã, em entrevista ao Jornal da Cidade (94 FM), Bertone abriu o verbo. Ele criticou abertamente a articulação do ministro no episódio da aliança com o prefeito Carlos Eduardo Alves.

 

“Acho que o PMDB tem que ficar mais maduro em relação a esses aspectos. Henrique acerta muito. Mas, eu acho que, agora, ele não foi feliz na sua articulação com Carlos Eduardo. E isso, mais cedo ou mais tarde, terá que ser resolvido, terá que ter esse diálogo. Henrique terá que escutar os filiados, escutar os mandatários e ter democracia”, afirmou, em entrevista ao “Jornal da Cidade”, da FM 94.

 

GOELA ABAIXO

 

Bertone afirmou que a decisão do PMDB de participara da gestão de Carlos Eduardo não passou pelo Diretório Municipal, instância adequada para a discussão. “Falo mais uma vez que isso tem que ser uma decisão do diretório, dos participantes do diretório. Como é o diretório municipal, tem que marcar uma reunião oficial, registrar em ata e decidir e registrar os insatisfeitos e os que apoiam, tem que ser oficial. E não uma decisão que é feita em Brasília e é colocada de goela abaixo”, afirmou.

 

Bertone afirma que a falta de diálogo de Henrique com o diretório é um ato antidemocrático. “Existem divergências dentro do PMDB no momento que o diretório não é consultado. Acho que a decisão (de aliar-se ou não ao prefeito) tem que partir do coletivo e não do individual. No momento em que o diretório não é consultado, há divergências que eu acho que o diretório municipal é o principal ator aí no momento de participação ou não na gestão de Carlos Eduardo, apoio político ou apoio administrativo. Isso ninguém sabe porque não foi decidido nada ainda no âmbito municipal, numa visão oficial”.

 

INSATISFAÇÃO

 

Bertone criticou diretamente o ministro do Turismo: “O nosso líder, Henrique, ele, faltou esse diálogo um pouco com os vereadores. Faltou o diálogo. A conversa que não houve do prefeito com os vereadores, faltou sim”, observou.  Segundo o vereador, “diversos filiados” estão insatisfeitos com esta postura do ministro do Turismo.

 

“Diversos filiados. Uns optam por participar, outros não (da gestão do prefeito). Porque se fala que Hermano tem um capital político muito bom, ou outra pessoa que poderia ser candidata pelo PMDB, para disputar a prefeitura, mas não houve o que há de mais essencial em uma democracia: a conversa, o diálogo. Eu acho que faltou no PMDB e está gerando um pouco de insatisfação, afirmou.

Do JH, por Alex Viana

 

Do blog: O ministro do Turismo Henrique Alves, não está conseguindo nem agradar aos seus filiados, vereadores e deputados do PMDB. O problema é que quer monopolizar o partido para os Alves, está causando muita revolta, porque as situações estão sendo impostas.

O ministro Henrique, foi apoiar o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, sem conversar com os demais políticos.  Muita confusão em torno deste apoio, que teria como objetivo, lançar o nome de Laurita Arruda, como vice de Carlos Eduardo, na próxima eleição.


Brasileiros poderão entrar em mais de 60 países sem visto

Segundo a matéria do site Portal Administradores, o site de Viagens Mundi fez um levantamento dos países que os brasileiros não precisam de visto. O Brasil e a Geórgia realizaram no último dia 11 de março um acordo bilateral para liberar a entrada de turistas de ambos os países sem a necessidade do visto, permissão legal de entrada em qualquer local estrangeiro. “Porém, fica as suas burocracias referente a permanência do turista. Isso varia de país para país. Agora sem burocracia ( exceto:nos países do Mercosul, onde os brasileiros podem entrar somente com a carteira de identidade). A não exigência de visto também não significa burocracia zero. Alguns países podem exigir a apresentação de certas garantias, como confirmação de hospedagem, passagem de volta e comprovante de que possui dinheiro suficiente para se sustentar no país durante a permanência. Lembre-se também de que a não exigência de visto é válida para viajantes com previsão de estada temporária (geralmente, o prazo para permanência sem visto é de três meses, mas isso varia de país a país). Entradas para estudo, trabalho ou residência definitiva exigem vistos específicos. Os viajantes de plantão podem embarcar sem medo nos 66 países logo abaixo, mas sempre se precavendo com suas exigências. Segundo o Itamaraty:

 

África do Sul

Alemanha

Andorra

Antilhas Francesas

Argentina

Áustria

Bahamas

Barbados

Bélgica

Bolívia

Bósnia Guiana

Bulgária

Chile

Colômbia

Coréia do Sul

Costa Rica

Croácia

Dinamarca

Equador

Eslováquia

Eslovênia

Espanha

Filipinas

Finlândia

França

Geórgia

Grécia

Guatemala

Honduras

Holanda

Hong Kong

Hungria

Irlanda

Islândia

Israel

Itália

Liechtenstein

Luxemburgo

Malásia

Marrocos

México

Mônaco

Namíbia

Noruega

Nova Zelândia

Panamá

Paraguai

Peru

Polônia

Portugal

Reino Unido

República Tcheca

Romênia

Rússia

San Marino

Sérvia

Suécia

Suíça

Suriname

Tailândia

Trinidad e Tobago

Tunísia

Turquia

Ucrânia

Uruguai

Vaticano

Venezuela

FONTE: http://www.administradores.com.br


Bandidos invadem agencia bancária e assalta clientes na Prudente de Moraes

Dois homens ainda não identificados invadiram e assaltaram uma agencia bancária do Banco do Brasil, na noite desta quarta-feira (20), na Avenida Prudente de Moraes, no bairro Lagoa Seca, zona Leste de Natal. Cerca de sete pessoas foram alvo da ação da dupla que chegou armada de pistolas. Uma das vítimas ainda reagiu se negando a entregar a bolsa, mas desistiu depois que um dos assaltantes a ameaçou de morte.

 

O fato aconteceu por volta das 20h, um dos clientes que terá o nome preservado, relatou a reportagem do PortalBO que entrou na agencia para fazer uma transferência e rapidamente viu os dois suspeitos entrar e já empunhando pistolas. “Eles n ao agiram com violência, estavam calmos, mas se mostraram muito exigentes pedindo tudo que tínhamos. Eles levaram meu dinheiro, aliança de casamento e um cordão de outro”, disse.

 

Um casal que também estava na agencia também foi assaltado pela dupla, o homem se negou a entregar a bolsa da mulher e por pouco não foi baleado, segundo a polícia isso não aconteceu por que a vítima desistiu e entregou tudo.

 

Os clientes do banco foram até a delegacia de plantão da zona Sul, no bairro Candelária e prestaram queixa do roubo. A Polícia Militar realizou rondas de posse das características dos assaltantes, mas nenhum dos suspeitos foi localizado.

 


Vice-governador representa Robinson em encontro com governadores, em Brasília

O vice-governador Fábio Dantas cumpre agenda administrativa em Brasília, nesta quarta-feira (20), representando o governador Robinson Faria. Em uma audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros, na presença de todos os governadores do País, discutiu-se o pacto federativo, a redistribuição das receitas da União e a criação de um fundo de segurança pública.

 

 

 

Renan Calheiros fez um balanço das iniciativas aprovadas pelo Parlamento nos últimos anos e se dispôs a disposição em ouvir os governadores para definir as próximas ações que garantirão maior equilíbrio para o enfrentamento da crise econômica.

 

 

 

Ao final do encontro, Calheiros designou uma comissão para, ainda nesta quarta-feira, sistematizar todas as sugestões ali oferecidas.

 

 

 

A região Nordeste foi representada pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que defendeu que outros tributos, além do IR e do IPI, sejam partilhados pela União com os Estados. Ele também solicitou a continuidade de obras e maior participação federal na saúde e segurança.

 

 

 

“O encontro foi extremamente positivo. O Poder Legislativo mostrou-se sensível em acatar as propostas que podem impactar na situação financeira dos estados e na questão da redistribuição dos recursos da União, para que todos possam enfrentar esse momento de crise com mais equilíbrio”, avaliou Fábio Dantas.

 

 


Robinson anuncia redução de 20% nos acidentes de trânsito na Grande Natal em 2015

Na solenidade pelos 13 anos de criação do Comando da Polícia Rodoviária do Estado – CPRE, o governador Robinson Faria informou a redução de 20% nas ocorrências de acidentes de trânsito na Região Metropolitana de Natal nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período de 2014. A solenidade aconteceu na sedo do Sest-Senat, na manhã desta sexta-feira, 15.

 

 

A redução significa 270 acidentes a menos em apenas 120 dias. Os números mostram que, deste total, foram 93 acidentes a menos envolvendo apenas motos, motonetas e ciclomotores. Ao discursar Robinson Faria disse que o Governo do Estado está cumprindo compromissos, que a população acredita na administração e na Polícia Militar. “Melhoramos muito, mas precisamos melhorar mais. Este trabalho contribui para evitar que uma família fique órfã com perdas em acidentes de trânsito. Convocamos vocês para a luta. O povo confia no Governo e confia na Polícia Militar. Vamos somar para fazer o melhor para o povo do nosso Estado”, conclamou o Governador no auditório lotado por militares da Polícia de Trânsito, para encerrar dizendo: “Temos uma relação de parceria e confiança. Eu confio no trabalho de vocês. Vamos fazer a história e a transformação social que o povo espera de nós”.

 

 

O comandante do CPRE, tenente-coronel Ulisses também enfatizou os resultados alcançados em 2015 e disse que o trabalho da Polícia Militar está sendo valorizado, “inclusive com a efetivação da maior promoção já realizada na PM e na CPRE”.

 

 

Ainda na solenidade, foram homenageados 21 militares com medalhas pelos 10, 20 e 30 anos de serviços. Eles receberam as medalhas das mãos do Governador, da Secretária da Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite e do comandante da Polícia Militar, coronel Ângelo Azevedo. Ainda foram homenageados os militares da CPRE que passaram à reserva e os falecidos.

 

 

NÚMEROS

 

 

Os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, por meio do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), mostram que de janeiro a abril de 2015 houve a fiscalização de 17.508 veículos, 2.751 Autos de Infração de Trânsito, 533 Boletins de Acidentes de Trânsito, 526 veículos removidos, 480 condutores abordados, 115 Carteiras de Habilitação recolhidas, 51 condutores conduzidos à Delegacia, 50 condutores flagrados sob o efeito de álcool, 24 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos  recolhidos, além de armas e veículos recuperados nas barreiras policiais.

 

PROJETO EDUCATIVO

 

 

Por determinação da Administração Estadual, a CPRE também intensificou o trabalho educativo e preventivo para a segurança no trânsito. Neste sentido, o Projeto Educação de Trânsito na Escola, realizado pelo 3o Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (3o DPRE) em Caicó, que era realizado em duas escolas da rede municipal de ensino, foi ampliado para todas as escolas da rede municipal, estadual e privada naquele município. Ao todo, mais de quatro mil crianças, de faixa etária de oito a doze anos, foram atendidas. Este ano, mais mil e quinhentas crianças serão capacitadas com as aulas do projeto.

Deixe seu comentário

Tags:

Senador José Agripino diz que entrevista que concedeu a TN está sendo usada para criar picuinhas no Governo

IMG_0310Pelo Facebook,  o senador José Agripino (DEM), diz que estão tentando criar picuinhas políticas para entrevista dada a Tribuna do Norte:

“As pessoas perdem completamente o bom senso quando querem partir para apelação política. Quem leu minha entrevista na Tribuna do Norte, veiculada no domingo passado, viu que, em momento algum, eu sugeri demissão de funcionários ao governador Robinson. Ao contrário, fui absolutamente claro ao responder a pergunta da jornalista Anna Ruth sobre o corte de gastos na gestão potiguar.

 

“Longe de mim pregar iniciativa de demissão, mas de racionalização de gasto, pelo que acontece no Brasil inteiro, deveria estar se impondo aqui [no RN].”

 

Minha resposta foi muito técnica ao reconhecer o momento de crise vivido em nível nacional e consequentemente regional.

 

Querer colocar palavras em minha boca para tentar deturpar minhas palavras com o intuito de “propagar uma guerra política” é absolutamente leviano e chega a ser patético.

 

As dificuldades econômicas enfrentadas pelo Brasil e no RN merecem união da classe política e não picuinhas. Tenho procurado, no campo da oposição para qual fui eleito como senador, fazer minha parte apontando os erros do governo e sugerindo propostas”.

 


ABC demite técnico Josué Teixeira

 

O treinador, Josué Teixeira, não é mais o comandante do Mais Querido para o restante da temporada 2015. A confirmação veio na manhã desta quarta-feira (20), depois de reunião da diretoria abecedista.

 

Depois da reunião, a direção alvinegra se reuniu com o técnico e comunicou a decisão ao profissional. Josué Teixeira chegou ao ABC para a disputa do segundo turno do Campeonato Potiguar, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série B, e deixa o clube depois de 13 jogos. Foram oito vitórias, um empate e quatro derrotas.

 

O ABC Futebol Clube agradece ao treinador, Josué Teixeira, por todo o trabalho e dedicação ao Mais Querido nesse período, sempre pautado por profissionalismo e ética, desejando-lhe muito sucesso na sequência de sua carreira.

 

O auxiliar técnico, Ademir Fesan, assume interinamente o comando da equipe e agora a diretoria trabalha para a contratação de um novo treinador.

 


Homem morre ao tentar assaltar policial civil

Deu no Correio de Uberlândia:

Um homem de 32 anos foi morto depois de tentar assaltar a casa de um policial civil no bairro Jardim Patrícia, na zona oeste de Uberlândia. Segundo o registro de ocorrência, Eliseu Santos Paulo e outros dois homens abordaram a vítima enquanto ela entrava na garagem de casa, acompanhada da esposa. Ao ver que um dos bandidos estava armado, o policial pegou uma arma e disparou contra o homem que tentava roubá-lo. Houve troca de tiros, e os bandidos fugiram sentido bairro Pampulha, na zona leste da cidade.

 

Um vizinho chamou a Polícia Militar (PM), que localizou os bandidos na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Pampulha. Eliseu Santos Paulo morreu ao dar entrada na unidade de saúde e os outros dois fugiram. Um deles, de 18 anos, foi encontrado e preso em flagrante. As armas usadas foram apreendidas e encaminhadas para a delegacia de plantão.

Assista ao vídeo do momento em que um dos suspeitos é baleado pelo policial civil:


Robinson Faria responde às reivindicações do Grito da Terra falando diretamente com os agricultores no pátio do Centro Administrativo

O governador Robinson Faria desceu a rampa da Governadoria e, mais uma vez, recebeu na área externa do Centro Administrativo o movimento rural do Estado. Dessa vez, foram os agricultores que vieram representar o Grito da Terra, comandado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn). Sob o sol do meio-dia, Robinson Faria agradeceu a visita de todos os agricultores familiares e fez questão de enfatizar que seu Governo será “do diálogo”. O motivo principal para que ele recebesse agricultores e agricultoras fora do Gabinete foi que ele fez questão de ler para todos os presentes, e não somente para uma comissão, a síntese do documento que foi entregue ao presidente da Fetarn, Manoel Cândido, com as respostas do Governo sobre as pautas de reivindicação. “Desde a apresentação das reivindicações um grupo de doze secretários se pôs à disposição dos trabalhadores para encaminhar os pedidos dos agricultores”, afirmou o Governador.

 

 

Dentre as primeiras respostas do Governo do Estado à Pauta do Grito da Terra, um movimento regional e nacional, constam os seguintes itens: a retomada da construção da Estrada da Produção, com o primeiro trecho que liga São Tomé a Serro Corá para ficar pronto até o final do ano; reativação do Comitê Estadual de Acompanhamento Permanente das Ações de Convivência com o Semiárido; instalação de um Gabinete de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos para garantir o abastecimento de água; a contrapartida do Garantia Safra, com o compromisso de pagar em tempo hábil o aporte relativo ao que diz respeito ao Estado; a licitação da Barragem Umarizeiro, em Umarizal; a criação de um grupo de trabalho para elaborar a proposta do Centro de Referência de Manejo Sustentável; até o final de Junho será apresentado o Plano de Operações no meio rural pela Secretaria de Defesa Social. E, por último, o Governador deu a boa notícia às mulheres do movimento rural que corriam o risco de não conseguir participar da 5ª Marcha das Margaridas, marcada para agosto, que vai para Brasília (DF), garantindo a cessão à Fetarn de seis ônibus custeados pelo Governo para o transporte delas.

 

 

Manoel Cândido agradeceu a atenção do governador Robinson Faria, enaltecendo a atitude “inédita” de sair do Gabinete e receber o povo do lado de fora – nunca vivido antes pelo movimento rural em Governos anteriores – e agradeceu também a atenção recebida por todas as Secretarias de Estado que dialogaram com a Fetarn desde o início do ano e com mais ênfase nos últimos quinze dias. “Eu disse a toda minha equipe que recebesse vocês com toda a atenção e respeito nesse período de negociação e quero dizer também essa é a primeira etapa desse diálogo que vai existir durante toda minha gestão”

 

 

Robinson Faria havia recebido a pauta no dia 29 de abril passado, no Auditório da Governadoria e, antes da data de hoje, o presidente da Fetarn, Manoel Cândido – e sua comissão – foi recebido por diversas Secretarias de Estado, como Sape, Seara, Emater, Semarh, bem como a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Defesa Social, da Mulher e da Juventude, para que cada ponto da pauta pudesse ser discutido dentro de suas competências.

 

 

Deixe seu comentário

Tags:

PMDB vira partido restrito a família Alves no RN

Do Blog www.thaisagalvao.com.br:

Assim como a telefonia no Rio Grande do Norte ganha um novo dígito agora em maio, o PMDB potiguar ganha mais uma letra: a letra A.

 

PMDBA: Partido do Movimento Democrático Brasileiro Alves.

 

Além do ministro do Turismo Henrique Alves na presidência do diretório estadual, agora o vereador Felipe Alves assume a presidência do diretório municipal.

 

O deputado Hermano Morais, como presidente, dava o tom democrático e livre ao partido. Tirava a pecha de partido familiar.

 

Mas, por não concordar com a participação do PMDB na administração do prefeito Carlos Eduardo, e sequer ter sido consultado, como ele mesmo declarou, Hermano entregou o comando do partido, que, interinamente ficou nas mãos do vice, o vereador Bertone Marinho.

 

A Bertone foi oferecida a presidência de fato e de direito.

 

Insatisfeito com o que estava acontecendo, ele não aceitou.

 

“Faltou diálogo”, disse Bertone ao Blog agora há pouco, justificando que, 15 dias antes de formalizada a entrada do PMDB na Prefeitura, com a posse do empresário Fred Queiroz na Secretaria de Turismo, Henrique disse aos peemedebistas municipais que iria marcar uma reunião com presença do prefeito Carlos Eduardo e dos vereadores do PMDB.

 

Para facilitar esse contato, Hermano, que foi adversário ferrenho de Carlos nas eleições de 2012, deixou a presidência e o caminho livre para um possível entendimento do prefeito com o PMDB da capital.

 

“Mesmo assim nada aconteceu. Diálogo para mim seria o mínimo. Posso até ser voto vencido, mas que se tenha diálogo”, afirmou Bertone, que não topou assumir, devido à essa insatisfação, a presidência do PMDB municipal.

 

A bola foi passada para o vereador Ubado Fernandes que, também insatisfeito, não aceitou.

 

Sem opção, o PMDB teve que ser aceito pelo vereador Felipe Alves, que, exatamente por causa do sobrenome, relutou em aceitar, como afirmou Bertone.

 

Com o PMDB agregando o A na sigla, o palanque de reeleição do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, pode ganhar o peso de uma pedra gigante em 2016.

 

Mesmo no PDT, e não no PMDB, Carlos Eduardo também é Alves.

 

E avaliando as redes sociais tão atuantes nos últimos poucos anos, é fácil entender que a população eleitora não está muito preocupada em quem vai eleger.

 

Mas, muito mais em quem não vai querer eleger.

 

Os políticos estão demorando a compreender.

Do Blog:

A insatisfação que vem sendo gerada pelo ministro Henrique Alves, é grande dentro do partido. Fez Hermano Morais ser candidato, a prefeito, para desmoraliza – lo,  aceitando cargos na prefeitura. A situação não está  agradando a deputado, filiados e simpatizantes do partido que de democrático não tem nem o nome.



Felipe Maia é o quarto deputado federal mais rico do Brasil. Fábio Faria ficou longe em 28° lugar

O portal Terra.com apontou os 30 deputados federais mais ricos do Brasil, e o Rio Grande do Norte, não poderia desapontar e estar fora da disputa.

Em 4° lugar o deputado federal Felipe Maia, com um patrimônio declarado de apenas R$ 15.488.385,08 milhões.

Na colocação 28°, o deputado federal Fábio Faria, com 5.064.671,50 milhões.


Presidente Ezequiel propõe reserva de 10% das unidades habitacionais de programas do Governo do Estado para idosos

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa está propondo que todos os programas habitacionais desenvolvidos pelo Governo do Estado trarão a reserva de 10% das unidades, para os idosos, a partir de 60 anos de idade.

 

 

 

“Nosso Projeto de Lei traz a garantia do cumprimento da legislação nacional e de moradia digna aos idosos. A proposta define a cota, mas com o zelo em beneficiar apenas os idosos com renda familiar inferior a um salário mínimo e que não sejam proprietário de nenhum imóvel”, argumentou Ezequiel Ferreira.

 

 

 

A seleção dos idosos contemplados, de acordo com a proposta será feita pela Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) baseada nos cadastros dos programas assistenciais em curso. “A proposta não representa um maior desembolso de recursos nos programas de habitação popular, modificando apenas a forma de sua distribuição. Oferecer prioridade ao idoso na distribuição da casa própria é questão de justiça”, defende o presidente da Assembleia.

 


ABC eliminado da Copa do Brasil

O ABC está foi eliminado da Copa do Brasil, na noite desta terça-feira 19. O Paysandu/PA venceu o ABC, por 2×0,  no Frasqueirão,  em jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil.

 

O gol do ABC, foi marcado pelo atacante Bruno Luiz, enquanto Yago Pikachu, de pênalti, e Carlos Alberto anotaram para o Paysandú. Com esse resultado, o Alvinegro está fora da disputa e agora foca no Campeonato Brasileiro da Série B.

Recorde de eliminações para o técnico do ABC, José Teixeira, que conseguiu a derrota no Campeonato Potiguar e eliminar o Mais Querido da Série B.

 


Agentes penitenciários do RN realizam paralisação em todos os presídios do RN nesta quarta-feira

 

Os agentes penitenciários realizam, nesta quarta-feira (20), uma paralisação de 24 horas em todas as unidades prisionais do RN, conforme havia sido deliberado pela categoria, no último dia 11. Além da paralisação, os agentes promovem um ato público em frente ao prédio da Governadoria, a partir das 9h. Apenas os serviços básicos e de urgências serão mantidos em funcionamento.

 

 

 

A categoria aguardava uma resposta oficial do Governo do Estado referente ao projeto de valorização dos agentes penitenciários, através do envio do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações. No entanto, mesmo o projeto estando pronto desde o ano passado, até o início da noite desta terça-feira (19), a equipe do Governo não apresentou a data de envio da mensagem para a Assembleia Legislativa.

 

 

 

“Vale ressaltar que, em assembleia realizada no dia 28 de abril, a categoria tinha deliberado que iria aguardar por uma reunião com o Governo do Estado até o dia 8 de maio. Como isso não aconteceu, na assembleia do dia 11, os Agentes votaram por uma paralisação. No entanto, no dia 14, o Governo convocou o Sindasp-RN para uma reunião”, explica Vilma Batista, presidente do Sindicato.

 

 

 

Ela destaca que, a respeito da pauta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, o governador Robinson Faria solicitou ao Consultor Geral do Estado, Eduardo Nobre, que apresentasse seu parecer até esta segunda-feira (18), para que o secretário de Planejamento, Gustavo Nobre, fizesse a análise dos impactos e, nesta terça-feira (19), o Governo apresentasse uma possível data para o envio da minuta do PCCR.

 

 

 

“Fomos para a Governadoria em busca de uma resposta, mas, até o inicio da noite o Governo não apresentou oficialmente um cronograma. Com isso, como a categoria já havia deliberado pela paralisação, o movimento está mantido para esta quarta-feira”, completa a presidente do Sindasp-RN.

 

 

 

Vilma Batista ressalta ainda que os Agentes Penitenciários têm uma pauta de reivindicações que inclui reestruturação dos presídios, aquisição de materiais de trabalho, nomeação de novos agentes e o envio do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para a Assembleia Legislativa.

 


Governo do Estado comemora convênio de mais de 1 milhão para 111 Escolas selecionados para o PIP-Projeto de Inovação Pedagógica

 “Repensar práticas, motivar os alunos e diminuir a evasão escolar, esses são os desafios para as 111 escolas estaduais que receberão repasses que variam de R$ 10 mil a R$ 25 mil, para investir nos projetos selecionados para o PIP- Projeto de Inovação Pedagógica”, disse o governador do Estado do RN, Robinson Faria, que ao lado dos secretários de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, e do Planejamento, Gustavo Nogueira, do deputado estadual Fernando Mineiro, do prefeito de Parelhas, Francisco e dos diretores das DIRECs, técnicos e gestores envolvidos no PIP e Projeto RN Sustentável, celebrou convênio que totalizam recursos na Ordem de R$ 1.794.678,45 (um milhão setecentos e noventa e quatro mil, seiscentos e setenta e oito reais e quarenta e cinco centavos), destinado aos Caixas escolares das escolas contempladas.

 

 

 

Os recursos dessa ação estão previstos no segundo componente de atuação do RN Sustentável que contempla a melhoria dos serviços públicos previsto no acordo de empréstimo com o Banco Mundial e serão liberados em única parcela.

 

 

 

A assinatura dos convênios aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no auditório Professora Angélica Moura, localizado no térreo da secretaria de Educação do Estado.

 

 

 

O diretor, Júnior Liberato, da Escola Estadual Professor Adrião, localizada no município de Campo Grande, no médio oeste potiguar, falou em nome dos presentes. “O projeto que apresentamos visa promover a qualidade de vida dos alunos, favorecendo interesse mútuo dos alunos e professores, toda prática aplicada tem acompanhamento dos técnicos da secretária de Educação”, disse.

 

 

 

Para o secretário de Educação, Francisco das Chagas, é perceptível como o setor pedagógico está motivado e abraça essa causa. “O PIP é apenas um dos projetos da secretária que estimula. Temos 639 escolas no Estados, todas poderão participar desse de outros programas. É importante destacar que os projetos apresentados foram construídos pela própria escola”, disse.

 

 

 

O coordenador do Projeto RN Sustentável e secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira lembrou que é possível fazer muito com pouco, desenvolvendo ações para favorecer as aulas.

 

 

 

Na fala o governador Robinson Faria lembrou que educação é o alicerce para uma nação e que outras ações como ampliação e/oureforma de 95 escolas estão previstas para este governo. “Este momento simboliza o que eu busco, inovação. Sempre falo em inovação, ousadia de atitudes, de gestão. A inovação desperta o interesse de e o crescimento”.

 

 


próxima página